sábado, 18 de março de 2017

Dicas de Como Planejar uma Festa - parte 1




Preparação

1- Escolha o local. Onde a festa vai ser? Será um grande evento ou uma reunião menor? Você pode dar festas em casa, vai precisar usar a casa de um amigo ou quer combinar tudo num restaurante, boliche, cinema ou parque?
  • Ligue para o local com uma semana de antecedência e veja se pode acomodar a quantidade de pessoas que pensa em convidar.
  • Determine a data e o horário. Se for uma festa de aniversário, o melhor é tentar comemorar no dia equivalente. Do contrário, o fim de semana é uma boa escolha, pois ninguém precisa acordar no dia seguinte para estudar ou trabalhar. A maioria das festas ocorre à noite, mas você pode organizar um almoço, por exemplo.
    • Escolha uma data na qual a maioria dos convidados esteja livre. Há outra festa acontecendo naquele dia? É feriado e todo mundo vai viajar? Pergunte a algumas pessoas antes de marcar o dia exato.
    • Marcar um horário para a festa terminar também é outra ideia interessante, principalmente se estiverem num restaurante ou outro lugar público.
    3

    Escolha um tema. Será por alguma ocasião especial? Se sim, pense no que agradará o convidado de honra. Do contrário, prefira algo que deixe todo mundo animado ou intrigado. Aqui estão algumas dicas:
    • Faça algo acessível, principalmente se a data da festa estiver muito em cima. Uma festa toda preta é uma ideia simples e fácil, mas uma festa à fantasia já complica um pouco.
    • Não relacione o tema a roupas. Uma festa do sanduíche (na qual todo mundo leva um sanduíche diferente) pode fazer um sucesso incrível. Isso sem mencionar as degustações de cerveja ou vinho.
    • Escolha um tema mais amplo, como futebol ou corujas.
    • Não é preciso fazer uma festa temática. Muitas vezes, só a reunião dos amigos já é suficiente.
    1. 4
      Monte a lista de convidados. Ela será parcialmente determinada pelo local da festa e pela quantidade de pessoas que ele acomoda? Quem você realmente quer chamar? Sabe se alguém já tem compromisso para aquele dia?
      • Nem todo mundo quer dançar e nem todo mundo adora escutar música. Muitas vezes, os convidados só querem conversar e relaxar. Leve as pessoas em consideração, afinal elas são o espírito da festa. Se for possível, tente planejar o espaço para criar vários ambientes diferentes. Entretanto, não se estresse tentando agradar todo mundo.
      • Decida se os amigos poderão chamar outras pessoas ou não. Isso pode alterar seriamente o planejamento.
    2. 5
      Estabeleça um orçamento. Como a festa é sua, você provavelmente precisará arcar com a maioria dos custos. Mesmo se a reunião for num restaurante, talvez você precise gastar com decoração. Quanto está disposto a pagar? Se não for muito, pergunte a alguns amigos mais próximos se podem ajudá-lo. Eles querem comemorar também, não querem?
      • Uma ideia interessante é fazer uma vaquinha. Assim todo mundo pode ajudar, e você não precisa bancar tudo sozinho. Outra opção é pedir para os convidados levarem alguma coisa, como salgadinhos, refrigerante, gelo, pratinhos etc.
      6

      Chame as pessoas. Nenhuma festa acontece sem convidados. Hoje em dia, o Facebook é um bom lugar para começar. Porém, considere falar pessoalmente com todo mundo. Comece anunciando a festa com duas semanas de antecedência, mas vá lembrando a data de vez em quando.
      • Os convites podem ser artesanais ou comprados. Se for falar para os convidados levarem amigos, não os envie muito antes da data; do contrário, vai se deparar com mais pessoas do que planejou inicialmente.
      fonte:wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário